quarta-feira, 12 de junho de 2013

Uma casa em estrutura metálica - Studio Arthur Casas

Ambientes integrados não apenas entre si, mas com as áreas externas, estavam entre os pontos mais importantes do programa desta residência de estrutura metálica.
Internamente , a residência se caracteriza por dois blocos simétricos e por ambientes plenamente integrados. “No programa, a cliente deixou claro que não desejava espaços compartimentados ”, detalha o arquiteto. A divisão foi feita no sentido longitudinal, reservando uma metade para cozinha, sala de jantar e varanda com churrasqueira, todas visualmente interligadas por portas de correr de vidro. A segunda metade é ocupada por uma pequena suíte para hóspedes, ateliê e amplo estar, separado da sala de jantar pelo volume da lareira e por uma porta pivotante.

O fechamento da área de estar é feito pela grande porta com estrutura de alumínio pintado na cor branca e vãos vedados por vidro . Essa porta se move com facilidade e pode ser deslocada para proteger tanto aquele ambiente como a varanda da churrasqueira. “Ela desliza tão levemente que optamos pela automação, a fim de frear seu movimento e evitar acidentes”, explica Casas. O estar é marcado ainda pelo pé-direito duplo e pelo uso de panos de vidro, que ocupam quase toda a altura do espaço. De acordo com o arquiteto, ambos os recursos têm a finalidade de promover a integração do interior com o verde do jardim e permitir a farta incidência de luz nos interiores. 





















Publicada originalmente em PROJETO DESIGN 
Edição 314 Abril de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário