domingo, 16 de dezembro de 2012

Tabela para pagamento de honorários

A grande dúvida que aflige os clientes na hora contratar um empreiteiro ou uma construtora é o medo que o profissional ou a empresa receba o dinheiro e não conclua a obra. Isso infelizmente acontece muito, não é incomum encontrar clientes que fizeram o pagamento de 90% do valor do contrato e teve menos de 30% da obra executada.
O que eu sempre aconselho meus clientes a fazerem, para evitar estes transtornos, é optar por um contrato onde os pagamentos são feitos por medição, ou seja, ao final de cada etapa o empreiteiro ou a construtora, receberá o valor correspondente ao serviço concluído.
Para isso deve ser anexado ao contrato uma planilha onde cada etapa tem o valor correspondente descrito, vou postar uma planilha modelo, onde constam os valores percentuais para cada etapa da execução da obra. É claro que existem variações de acordo com cada projeto mas isso pode ser alterado junto com o empreiteiro antes da assinatura do contrato.
Tendo em mãos esta planilha você pode fazer pagamentos semanais, quinzenais, mensais ou como achar melhor mas o valor a ser pago será o correspondente a etapa concluída naquele período.
Não se surpreenda se o profissional que você pretende contratar se recusar a receber desta maneira, se isso acontecer te aconselho a procurar outra pessoa, desconfie das intenções de que se recusa a receber apenas pelo que tiver executado.
Boa Sorte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário